sábado, 9 de maio de 2015

Niterói mais tranquila?


Nas ultimas semanas de abril de 2015, os bairros Icaraí e Santa Rosa, Zona Sul de Niterói, observaram uma onda de assaltos à mão-armada a estabelecimentos comerciais e a transeuntes. Esses episódios se deram durante vários dias e começaram a causar impacto na rotina dos bairros.

Campo de São Bento, Rua Noronha Torrezão (vários pontos de ônibus), Roberto Silveira estão entre os vários cenários de violência a plena luz do dia. As pessoas estavam sobressaltadas e comerciantes começaram a abrir seus estabelecimentos uma hora mais tarde, pelo menos, para evitar assaltos recorrentes pelo início das manhãs daquelas semanas.

Foto: goo.gl/k0vUGQ (O Globo) 

Várias denúncias pela mídia local e regional ganharam a atenção das autoridades, que se apressaram em atender ao chamado de socorro da população. A grande aposta para a diminuição da pressão, dessa vez, é uma filosofia de aproximação entre polícia a população desses bairros, com a implantação de uma Companhia Integrada de Polícia de Proximidade – CIPP, no bairro próximo Vital Brasil, que faz fronteira com o Santa Rosa.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PT), já se reuniu algumas vezes com o comandante da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – PMERJ e com o Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que apresentou a filosofia e estratégia de aumento de presença policial em bairros estratégicos para a contenção do aumento da criminalidade na Zona Sul de Niterói, para começar.



Tomara que, a exemplo dos relatos de sucesso da aplicação da mesma estratégia da Grande Tijuca, a sensação de segurança seja evidentemente percebida pelos niteroienses e a tranquilidade, típica dos dois bairros vítimas dos assaltos no mês passado, volte para a rotina das famílias que hoje se recolhem com medo.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Prejuízo da Oi: redemoinho brasileiro.

Os primeiros meses de 2015 não estão sendo nada fáceis para a economia brasileira! 

A retração dos negócios evidenciam a atmosfera de temor nas instituições nacionais. Pois são elas que regulam a "harmonia" do mercado canarinho. 

Essa semana a Oi (OIBR4) reverteu ganhos e registrou prejuízo líquido consolidado de R$ 447 milhões no primeiro trimestre de 2015. 

A receita líquida da empresa totalizou 7,04 bilhões, com queda de 3,9% na comparação anual. 

A dívida ainda assombra a companhia: a Oi encerrou o trimestre com dívida líquida de R$ 32,55 bilhões, aumento de 7,5% em um ano.

Os pacotes de ajuste da economia, por parte do Governo Federal ainda não demonstraram resultado paupável para a indústria, que também apresenta retração de oferta de vagas de trabalho! 

Fonte: ADVFN Newsletter 


Imagem: http://goo.gl/fhmQCW (O Globo)

Barreira rompe e inunda Ferreira Gomes (AP)

Sobre o rompimento de barreira e inundação da sede do município de Ferreira Gomes, no Amapá. 

O blog http://goo.gl/Gf4t1F traz análise do ocorrido, apresentando imagens (sur) reais de um povo atônito.

Um "não te disse?!" coça a ponta da língua em condições como essas! 

Muitos alertavam, mas todos torciam para que isso não acontecesse! 

Pois bem, sem o devido zelo, que deveria ser mote fiscal do Estado (como instituição, mas que como Poder), através de seus órgãos fiscalizadores (ALAP entre eles), aconteceu.

O esvaziamento do interesse "puro" pela coisa pública faz com que os interesses mais "impuros" produzam suas dinâmicas! 

Eis mais um exemplo de que a coisa deve ser diferente, séria e comprometida com o senso público mais apurado! 

Quantas outras barreiras ainda devem romper ou serem rompidas no Amapá para que aprendamos?!

Como indaga Rodolfo Juarez, "desenvolvimento a qualquer custo"?


COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.