Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2015

Agência de Desenvolvimento Econômico - uma boa ideia?

Muito bom! Sempre estimei a criação de uma câmara que projete o Amapá para além de objetivos partidários!  Eis a possibilidade. A criação de um instrumento que, bem utilizado, pode dar rumos ao desenvolvimento econômico de um Estado que tem tudo pra dar certo! A proposta de enxugar a máquina pública, atribuindo agilidade e eficiência necessárias para a administração, além de fundir duas estruturas pré-existentes, significa passos no rumo certo. Mas não há garantias que esse instrumento seja utilizado como previsto. Devemos apostar nossas esperanças, mais uma vez, na equipe de governo. Mas não basta torcer a favor ou contra!  Devemos estar vigilantes ao que ocorre com a agência e com os rumos das ações do governo, seja ela qual for. Juntos, podemos fazer a coisa acontecer!

O suplício é atual!

Neste vídeo, o foco da punição está no corpo!  O medo da punição é o medo da dor!  Não se evita cometer crime por medo da dor, evita-se ser pego por medo da dor. Esse suplício, com a "modernização" e humanização da sociedade, deu lugar a outras penas. Hoje o foco está no cerceamento da liberdade e no controle do tempo do indivíduo desviante.  No livro Vigiar e Punir, de Michel Foucault, essa alteração do foco da pena pode ser observado.  Sabemos que ambos sistemas punitivos continuam em plena aplicação em nossa sociedade brasileira. O suplício, mesmo marginalizado, é evidente nos regimes atuais. Seja sob tutela do Estado nos presídios, seja espontaneamente nos linchamentos justiceiros, que antecipam a morosidade do sistema judiciário.

Democracia ou Golpe?

Democracia, só com liberdade! Num sistema eleitoral como o do Brasil, no qual o povo só pode se arrepender de quatro em quatro anos, não seria legítimo movimento popular de manifestação de insatisfação dos rumos de um governo recém eleito?  Toda manifestação contrária aos rumos do governo seria uma forma de Golpe? Toda ação do governo seria legítima? A maioria de votos representa uma carta branca para qualquer tipo de diretriz? Uma manifestação de um pequeno grupo, todos representando uma só cor, um só partido, uma só discurso... Não soa como democracia.  Não me tira a esperança e a certeza de que vivemos em país DEMOCRÁTICO! Que nossas escolhas e intenções serão preservadas, de alguma forma.