MENSAGENS



No culto de terça-feira passada (25jan2011), uma passagem bem conhecida da Palavra foi utilizada. Como a Palavra de Deus é viva, ela renova e se revela quando e como precisamos, seja pela nossa necessidade, seja pelas necessidades dos outros. As coisas sempre se modificam e alcançam objetivos diferentes.
A passagem está no livro de Marcos, no seu capítulo 2, versículos de 1 a 12. http://bit.ly/g2ICOY Feita a leitura, pensei que nada de tão novo viesse à tona nas palavras do nosso pastor. Mas é então que Deus nos surpreende. Além da antiga e conhecida mensagem de ratificação da deidade de Jesus e de sua manifestação de poder, outros personagens foram explorados na passagem.
O início do capítulo relata que grande concentração de pessoas estava na casa em que Jesus pregava (versículos 1 e 2), que nem mesmo à porta havia como ficar. Quando quatro homens trazem um paralítico em seu leito para se aproximar de Jesus. Mas como seria? Nem mesmo um homem são poderia sequer chegar à porta da casa.
Então que o Pastor Abraão, utilizado por Deus, nos fez enxergar que podemos ser ajudados por outros. Não vencidos pelas circunstâncias da multidão que lotava a casa, criaram um caminho inusitado, abrindo o telhado e fazendo uma passagem pelo forro (versículos 3 e 4).
Aquela "manobra" fez com que Jesus lhes desse atenção, mostrando que era uma "manobra de fé", pois O Filho do Homem "disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados" (versículo 5).
Seria mais uma mensagem linda sobre perseverança e fé, rompendo os obstáculos através da fé, construindo circunstâncias novas para ser abençoado. Seria um sermão lindo e completo sobre a fé daqueles homens e daquele paralítico em Cafarnaum. Mas não era tudo! Deus tinha mais a nos ensinar sobre essa mesmo passagem!
Do versículo 7 até o verso 12, trata sobre a afirmação de Jesus como Deus. Mas não simplesmente, assim. Ainda nos ensina mais. Que como havia escribas cercando as mensagens de Jesus com a finalidade de ridicularizá-lo e diminuí-lo, hoje podemos ser cercados de pessoas com finalidades parecidas. Pessoas que não torcem a favor de nossas conquistas. Mas não sabem eles que, fazendo críticas e avaliações de nosso comportamento, acabam colaborando para nosso próprio refinamento.
Quando Jesus, acusado de blasfêmia, demonstrou parte de seu poder divino curando aquele paralítico com suas palavras, ordenando: “a ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa” (versículo 11), mostrando que tal milagre é mais fácil para Deus que perdoar os pecados (versículos 9 e 10). Assim sucedeu e todos se maravilharam com o feito.
Além da manifestação do poder de Jesus, podemos enxergar um pouco do caráter do Filho do homem que, enfrentando seus acusadores (os escribas, na ocasião), lançou questões filosóficas e de confronto direto, agindo para que as resposta fosse alcança pelas próprias mentes que O questionavam. A intrepidez do Filho do homem como característica a ser replica nos dias de hoje.
O foco da ministração pode ser divido e confundido, pois vasta é a gama de possibilidades de aceitação de tal passagem. Mas a que mais marcou, considerando as questões de fé, foi como os quatro ajudadores do paralítico o fizeram chegar à graça de Deus e ser abençoado de forma maravilhosa, alcançando o perdão e a cura para aquela paralisia.
Muitas vezes podemos ajudar os outros a alcançarem a benção que tanto buscam. Bem como podemos ser auxiliados por outros para alcançarmos a benção que tanto buscamos de Deus. Fica, então, explícita a possibilidade de auxílio para transposição de barreiras individualmente intransponíveis. Se a barreira que enfrentamos é muito alta, podemos recorrer aos próximos para a superação de tal barreira.
O desânimo, o conformismo, a falta de intrepidez, a falta de fé em Deus, a falta de fé em si mesmo, são barreira interiores, com reflexos exteriores terríveis, que travam nossos movimentos antes mesmos de serem realizados.
A multidão, o teto telhado e forrado, a altura, a paralisia, o leito, são barreiras externas que, com as barreiras internas vencidas, estratégia correta, ferramentas precisas, auxílio necessário tomado, podem ser transpostas e servir para a construção de nosso caráter e para um melhor e mais completo desfruto da benção preparada por Deus.

Leia a Bíblia: http://jfa.ibible.mobi/

Nenhum comentário:

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.