Pular para o conteúdo principal

LEI Nº 12.653, DE 28 DE MAIO DE 2012 - EM MACAPÁ? Nada de obedecerem!

Nas andanças pelas salas de emergência de Macapá percebi que nada de obedecerem o que versão art. 135-A do CPB.

O que mais vi afixado nas paredes foi o extrato do art. 331 (desacato).

O texto da lei abaixo deixa de ser atendido na capital do Amapá:

"Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 12.653, DE 28 DE MAIO DE 2012.


Acresce o art. 135-A ao Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para tipificar o crime de condicionar atendimento médico-hospitalar emergencial a qualquer garantia e dá outras providências.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o O Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, passa a vigorar acrescido do seguinte art. 135-A:

“Condicionamento de atendimento médico-hospitalar emergencial

Art. 135-A. Exigir cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial:

Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

Parágrafo único. A pena é aumentada até o dobro se da negativa de atendimento resulta lesão corporal de natureza grave, e até o triplo se resulta a morte.”

Art. 2o O estabelecimento de saúde que realize atendimento médico-hospitalar emergencial fica obrigado a afixar, em local visível, cartaz ou equivalente, com a seguinte informação: “Constitui crime a exigência de cheque-caução, de nota promissória ou de qualquer garantia, bem como do preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial, nos termos do art. 135-A do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.”

Art. 3o O Poder Executivo regulamentará o disposto nesta Lei.

Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 28 de maio de 2012; 191o da Independência e 124o da República.

DILMA ROUSSEFF
José Eduardo Cardozo
Alexandre Rocha Santos Padilha
Eva Maria Cella Dal Chiavon
Este texto não substitui o publicado no DOU de 29.5.2012"

Vamos exigir desses gestores!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FÓRUM - TURMA A - Direitos Humanos e Cidadania - CFP (Polícia Penal)

    Vídeo G1   O link acima carrega um vídeo do G1 sobre o tema da Mutilação Feminina.  Abaixo, comente suas concepções a partir da leitura do texto "Os limites dos Direitos Humanos: o dilema moral de Tashi".   Faça duas postagens:  1) inserindo termos ou conceitos percebidos dentro do texto e pouco utilizados no seu cotidiano;  2) comentando a postagem de um colega, atualizando e exemplificando o conceito trazido pela primeira postagem. Obs: faça seu login e identifique o seu nome e sobrenome no INÍCIO. de cada postagem.

Ensino Técnico FCA 2023.1 (Semana 2)

Lei o texto apresentado no link abaixo e faça um resumo, escrito à mão, de cada uma das 6 (seis) dicas apresentadas. Para cada um dos resumos, indique o nome do professor, o nome do aluno, a data de realização e o nome do tópico (dica a qual o resumo se relaciona).  A entrega será em nosso próximo encontro presencial. Use o tempo de aula de cada dia para produzor os resumo, assim o trabalho não ficará cansativo. Qualquer dúvida, podem entrar em contato no WhatsApp da turma. Boa leitura e bom trabalho. 6 dicas (click aqui)

Etnografia Urbana - análise de cena do filme "Uma linda mulher"

  Assista à Cena Acesse o link da cena acima e busque por sinais presentes nas falas e gestuais das personagens que sugerem o código simbólico de seus grupos, bem como evidências que suegrem a migração de um grupo para outro.  Exercite o estranhamenro para produzir um modelo explicativo-compreensivo da dinâmica reportada, utilizando referencial teórico adequado.