Com 67,9%, ouro em barras figura
como produto mais exportado pelo Amapá em 2016, somando mais de 170 milhões de
dólares no ano.
Matéria publicada na edição 821 do jornal Aqui Amapá
Em 2016 a pauta de exportação do Amapá em 2016 teve o no ouro em barras como principal composição das exportações totais. Foram mais de US$ 179 milhões (de dólares) que saíram do Brasil pelos canais amapaenses, compondo mais de 67% dos totais exportados. No ano anterior, 2015, foram quase US$ 150 milhões, quando quase 60% da pauta foi composta por esse produto, representando um crescimento de 19,89% na comparação entre os totais exportados em 2015 e 2016 pelo Amapá.
Tabela organizada e adaptada por Rodson Juarez, dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC.
O segundo
produto mais vendido pelo Amapá ao exterior foi madeira em partículas, com
pouco mais de US$ 50 milhões em 2016, representando 19% do total exportado pelo
Estado. Houve uma redução absoluta de pouco mais de US$ 9 milhões em relação às
exportações de madeira em 2015, um encolhimento de 15% nos valores exportados.
Gráfico organizado por Rodson Juarez, dados do Ministério
da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC.
Dentre os
quatro principais produtos exportados em 2016, a maior redução pôde ser
observada na venda de “frutas preparadas”, com baixo valor agregado, mas que
somou US$ 13,9 milhões no ano, representando pouco mais que 5% na pauta total.
Na comparação com o 2015, as frutas reduziram 50,86% do total exportado, sendo
que somavam mais de US$ 28 milhões em 2015, representando 11,36% da pauta total
de exportação daquele ano.
A exportação
da soja, por sua vez, adicionou US$ 10,5 milhões nas exportações amapaenses em
2016, representando um crescimento cerca de 65% em relação às vendas de soja de
2015, que somaram pouco mais de US$ 6 milhões naquele ano.
Um
comportamento a ser melhor compreendido para aproveitamento dos arranjos
produtivos dos produtos com maior expansão entre os períodos comparados,
inclusive com a relevância da redução da exportação de produtos que mais
expandem seus multiplicadores em solos amapaenses, como arranjos na produção de
preparados e frutas e sucos de frutas, por exemplo, que reduziu de US$ 3,5
milhões em 2015 ara US$ 1,5 milhões em 2016, um redução de 58% no período.
Tabela organizada e adaptada por Rodson Juarez,
dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC.
Ouro em
outras formas (diferentes de barras), esteve em evidência na pauta de
exportação do Amapá em 2016, com US$ 7,2 milhões exportados no ano, sendo que
em 2015 o valor exportado não se apresentava entre os principais produtos.
Somados, ouro em barras e ouro em outras formas, somaram US$ 186,5 milhões em
2016, com a maior representação da pauta total, 70,62% das vendas totais.
Gráfico organizado por Rodson Juarez, dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC.
Em 2016 a
exportação do minério de ferro, que sempre figurou como principal produto
exportado pelo Amapá, não se fez relevante, manifestando redução forte já em
2015, com representação mínima na pauta de exportação, cerca de 073% do total,
com a exportação de US$ 18 milhões em 2015 e zero em 2016. Apesar da alteração
na pauta de exportação do Amapá, a extração mineral ainda figura como principal
fator de exportação.
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