Movimentação de
credenciamento de interessados em parceria com a empresa Uber causou alvoroço em
Macapá no início junho deste ano. A informação de que a empresa que gerencia
contato entre motoristas cadastrados e usuários do sistema de corridas urbanas
incitou respostas imediatas de alguns atores sociais.
Sindicato dos
taxistas movimentou seu pessoal e provocou carreatas de protestos e interdição
de algumas das principais vias do centro da cidade. Paradas estratégicas na Prefeitura
de Macapá (PMM) e na sede da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac).
Em manifestações
públicas, representantes do Legislativo da capital já haviam se posicionado em
agosto de 2016 através da edição e promulgação de legislação que proibia a
utilização de serviço digital que gerencie as corridas, incluindo os próprios
taxistas.
em Seles Nafes
A Guarda
Municipal e a CTMac já se manifestaram na direção de intensificar a
fiscalização e buscam o primeiro flagrante para aplicar as sanções previstas e
classificam o aplicativo como serviço de transporte sem autorização, pois demandariam
concessão.
Mas o que
acham os cidadãos-usuários-consumidores? São essas as dimensões sonegadas pelo
poder público e por entidades de classe. Na medida em que não se discute opiniões
daqueles que seriam os “beneficiários”, mais tais medidas se distanciam da
grande massa.
Sequer
mecanismos de consulta pública ou sobre melhoria no sistema de transporte
urbano são construídos. Empresas de ônibus, taxistas e mototaxistas compõem uma
parte do sistema, gerenciado e fiscalizado pela municipalidade, mas financiado
e sustentado pelos usuários, que pagam duplamente pelas corridas, pois já pagam
tributos para construir a fiscalização.
Alijados desse
sistema de gerenciamento, os cidadãos-usuários-consumidores mais uma vez são
sondados. E são essas dimensões as responsáveis pela escolha de representantes
públicos, que abrem concorrência (ou não abrem) para concessão, credenciam e
fiscalizam fornecedores do serviço.
No site da
empresa Uber, Macapá já tem espaço como possibilidade para corridas. Convitee para
usuários e parceiros estão disponíveis, bem como apresenta anúncios de vagas de
emprego. Sim, emprego para atendimento pessoal a parceiros que se cadastrem para
dirigir para Uber, postadas no Linke In.
E você? Como
enxerga a possibilidade do Uber ou outros aplicativos na sua cidade?
Fontes:
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