(por Rodolfo Juarez)
Há 145 dias das eleições do dia 3 de outubro, o clima na Assembléia Legislativa já é de renovação de mandato eleitoral. Os deputados se apressam em elaborar as suas estratégias que visam a renovação do mandato para continuar como deputado estadual na legislatura que começa em 2011.
São 24 deputados que juntos representaram 124.004 votos, apenas 41,24% dos votos válidos apurados nas eleições de 2006, ou seja, menos da metade dos eleitores que foram às urnas e escolheram o seu representante. Mas essa é uma questão da legislação, da regra que é posta e do resultado que foi apurado.
São três deputados do PSDB (Alexandre Barcellos, Jorge Amanajás e Michel JK); dois do PSB (Camilo Capiberibe e Ruy Smith); três do PMDB (Dalto Martins, Francisca Favacho e Meire Serrão); dois do PP (Edinho Duarte e Leury Farias); três do PDT (Eider Pena, José Soares e Keka Cantuária); dois do DEM (Isaac Salomão e Jorge Salomão); um do PT (Joel Banha); um do PRB (Manoel Brasil); dois do PV (Manoel Mandi e Zezé Nunes; dois do PT do B (Kaká Barbosa e Ricardo Soares); um do PTB (Mira Rocha); um do PSC (Moisés Souza); e, um do PR (Paulo José).
Nas eleições de 2006, 226 candidatos se habilitaram, concorrendo por quatro partidos e sete coligações, chegando a 300.644 votos (279.928 votos nominais e 20.716 votos de legenda). Todos os partidos ou coligações que alcançaram os 12.527 votos (quociente eleitoral) participaram da composição da atual legislatura.
A perspectiva para 2010 são estudadas pelos dirigentes partidários a partir das possibilidades de fazer eleito o maior número de filiados. Essa é uma equação difícil e que vai definir a conveniência de coligar, ou não, e com quem coligar.
A participação dos diretamente interessados é muito importante, como também é importante a equalização entre os interesses dos partidos que vão estender prioridades para esse ou aquele cargo. Para todos, entretanto, o cargo de deputado estadual é considerado muito importante.
Para o ano de 2010 o número de votos válidos, para deputado estadual, ficará bem perto dos 83,40% de todos os eleitores inscritos para votar nas eleições de 3 de outubro. Como o número de eleitores inscritos deve ficar em torno de 411.762, o indicativo é de que o número de votos válidos para deputado estadual chegará a 343.410 o que daria um quociente eleitoral próximo de 14.309 votos.
Esse número é o ponto de partida para a análise das possibilidades dos partidos ou das coligações entre partidos e importante para as discussões dos próprios candidatos entre si e dos candidatos com as suas equipes de trabalho durante a campanha.
As convenções dos partidos, quando se define se o partido sai “solteiro” ou se coliga com outros, começam no dia 10 de junho e serão realizadas até o dia 30 de junho de 2010. A partir daí os escolhidos pelos partidos têm até o dia 6 de julho para registrar a candidatura.
Uma vez registrada a candidatura o candidato pode sair para realizar a sua campanha até o dia da votação.
As especulações indicam que haverá uma renovação de, pelo menos, 12 nomes na lista de detentores de mandato de deputado estadual na próxima legislatura, seja pela falta de voto ou por decisão daqueles que têm mandato hoje e que estarão na disputa de cargos diferentes nas próximas eleições.
Comentários
ESTAMOS COM O TENENTE XAVIER, ALGUEM QUE JA DEMOSTROU TER COMPETENCIA, SERIEDADE, E CAPACIDADE PARA SER UM BOM POLITICO! TEMOS O DEVER DE MUDAR OS QUE ESTÃO AI, POIS NAO FAZEM NADA E SO APARECEM NA ÉPOCA DA CAMPANHA. DESEJO SORTE PARA O TENENTE XAVIER.E PEDIMOS O APOIO DE TODOS PARA QUE ELE SEJA DEPUTADO FEDERAL EM NOME DE JESUS.