terça-feira, 12 de abril de 2011

Yázigi é responsabilidade social – foco no esporte


Ação foi lançada no Museu do Futebol para estimular os franqueados a organizarem competições e levantar fundos para ajudar crianças carentes

O Yázigi – rede de escolas de idiomas que pertence à Multi, maior grupo de franquias de cursos de idiomas e profissionalizantes do mundo – lançou no último dia 24 de março, a Sports For Life, iniciativa desenvolvida em parceria com a ABC Trust - ONG inglesa 100% dedicada a apoiar projetos de auxílio a crianças no Brasil – que tem como objetivo incentivar toda sua rede de mais de 400 franquias a arrecadar recursos por meio de apoio e organização de competições esportivas em suas praças de atuação.

O valor obtido com a iniciativa será revertido às associações apoiadas pela ABC Trust, além de colaborar com a realização da Copa do Mundo de Crianças de Rua, evento que a entidade promoverá no Brasil em 2014.

De acordo com Claudio Tieghi, diretor de responsabilidade social do Grupo Multi e responsável pela iniciativa, a campanha vai além do apoio financeiro às entidades. “Além de levantar recursos, queremos que os franqueados estimulem a discussão sobre o grande número de crianças em situação de risco que temos no Brasil, bem como sobre a importância do esporte para sua saúde, formação e integração social”, explica.

Entre outras fontes de informações, será utilizado o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, quem em 2010 completou 10 anos.

A ação prevê que os franqueados trabalhem na conscientização de seus alunos em relação ao tema, e firmem parcerias em suas comunidades com escolas e órgãos públicos para organizar campeonatos de diferentes esportes, discutir o assunto com a população e arrecadar fundos.

Além disso, estão previstos concursos pedagógicos e de empreendedorismo associados diretamente ao tema da campanha. A expectativa do Yázigi é de arrecadar cerca de R$ 200 mil já no primeiro ano da campanha.

“Com a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, e as Olimpíadas em 2016, o momento é muito propício para mobilizar as pessoas e motivar crianças e adolescentes a ingressarem em atividades esportivas. Por isso, optamos pelo tema ‘Esporte para a Vida’ nesta campanha de cidadania, que estará vigente até 2014”, explica.

Apoiar e desenvolver iniciativas de responsabilidade social é uma das diretrizes do Yázigi desde sua fundação. Nos últimos anos, a empresa realizou campanhas de conscientização sobre os problemas causados pelo aquecimento global, a preservação dos biomas brasileiros, entre outros temas.

O lançamento da campanha Sports For Life aconteceu no Museu do Futebol do estádio do Pacaembu, em São Paulo, e teve apresentações do Yázigi, da diretora da ABC Trust, Jimena Page, do secretário dos esportes Jorge Pagura e também de participantes da última edição da Copa do Mundo de Crianças de Rua.

O evento contou com a presença de representantes e jogadores do Guarani Futebol Clube e da Associação Atlética Ponte Preta, equipes paulistas patrocinadas pelo Yázigi.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

NÃO LEVOU A SAUDADE

Por Rodolfo Juarez


Não adianta imaginar o impossível. Não adianta pensar que o tempo pode voltar. Tem-se que entender as regras da natureza, as regras que estão postas muito antes de nascermos e que se perpetuam na passagem de cada segundo.

O que foi feito, foi feito!

Mas, mesmo assim, é importante procurar as explicações por tudo que tivemos oportunidade de viver, principalmente naqueles momentos mais cruciais, com viés que sugerem desafios, propõem testar a responsabilidade.

Viver o presente e projetar o futuro é uma disposição que sempre precisamos ter, dispor e confirmar a cada dia, a cada minuto, mas nem por isso, suficiente para encher todos os vasos que precisam se comunicar, com tudo o que construímos durante a nossa caminhada enquanto vivos.

É por isso que ainda não entendi o que vou fazer com todo o esforço que desprendi para chegar até aqui. Esforços às vezes que superavam as minhas condições e que me deixaram muito cansados e quase esgotados, precisando de paciência, prudência e mais esforço para recuperar a vitalidade.

Muitas coisas ficaram marcadas pelo que fiz sozinho e, entre essas coisas, está o acúmulo de conhecimento. Cada dia mais, mais e mais. E cada dia um desafio diferente, que não pode ser vencido pelo conhecimento que já foi armazenado e que precisa se juntar com outros para poder seguir em frente.

Outras coisas ficam marcadas pelo que se faz junto com outras pessoas. E ai, quando bem feitas, marca muito mais. Pois o sentimento do agradecimento é tão forte, tão presente, que a valorização do apoio recebido ganha dimensões que superam qualquer volume que se possa inicialmente imaginar.

Pais e filhos, parentes que a gente não escolhe, têm menos entradas que aquelas pessoas que a gente escolhe, entre tantas para destacar, valorizar, respeitar e agradecer pela oportunidade que nos é dada para conviver, trabalhar, construir, conhecer e dividir os conceitos e os sonhos.

É claro que a gente escolhe essas pessoas! Acho que a gente descobre, às vezes, por acaso, outras por absoluta insistência e coragem.

Não são poucas as vezes que a sociedade impõe limites que estreitam os nossos caminhos. Todos os dias, precisamos lutar para alargá-lo e estar atento para não permitir que nos amassem ou nos envolva, eliminando nossas forças e nos tirando do comando de nós mesmos.

Quando não se tem as pessoas certas do nosso lado, os perigos são bem maiores, as dificuldades são tantas que não nos dão oportunidade para vencê-las, se não com muita dedicação e especial esforço.

Eu tive, ao longo de minha vida, a proteção especial de uma pessoa especial. Daquelas pessoas ímpares, que têm presença discreta e força multiplicada. Que age na hora certa, mostra que a vida não é apenas de bons resultados. Quem tem muitas curvas perigosas, mas que todas elas, podem ser caminhadas sem exigências maiores do que aquelas que não teríamos condições de superá-las.

A Josinete foi assim!

Ela que morreu há cinco anos, no dia 3 de abril de 2006, ainda está muito presente na minha vida, ainda me deixa reflexivo por muito do que fez de bom para todos nós e, estou chegando à conclusão que fez tudo depressa, pois tinha o sentimento que o tempo dela era mais curto que o meu.

Foi mas não levou a minha saudade!

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.