quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

UM DIA PARA A HISTÓRIA!!!


Hoje, sim, fez sentido toda a manifestação frente à AL. Qaundo o grito ecoa, mesmo que distante (seja no espaço, seja no tempo) e provoca as mudanças requeridas, então podemos entender a motivação e o produto das ações.


Hoje, sim, parabéns aos que fizeram o barulho certo e se fizeram ouvir. Ainda fico triste ao lembrar que o movimento sucumbiu diante de uma mera promessa de quem tantas promessas já quebrou.


No meu ponto de vista, os jovens, estudantes e artistas deveriam ter saído de lá da AL somente hoje, quando os deputados mostraram a fraqueza de suas decisões e a manipulação dos poderes.


O orçamento 2010 (LOA) fica corrigido, dentro da técnica necessária e exigida para a peça matriz das execuções das ações governamentais neste ano, o que deveria ter ocorrido ainda ano passado, não fosse a estratégia mais que furada da AL.


Hoje, sim, a comunidade ganha. A base de nossa sociedade democrática ganha, pois a a coisa pública ganha o devido tratamento. Nem além nem aquém do que deveria ser.


O mérito não é do parcela executiva do Governo, nem demérito do Legislativo, Judiciário ou Ministério Público. Tamanha enrolação, essa sim, causada por agentes sem compromisso que acabaram por atropelar os pricípios básicos da Administração Pública.


Erro corrigido, bola pra frente! O jogo continua. Não devemos nos esquecer daqueles atores preponderantes para a lambança ocorrida, que acabou mostrando a falta de preparo dos representantes sociais, que, ou se deixaram manipular, ou manipularam os demais.


É bom afinar o faro e o tato. O dia em que a nossa avaliação pode julgar essas abominações está chegando. São as eleições 2010. Faça sua escolha considerando os históricos dos atores! Vote certo!



O DIA DE HOJE ENTRA PRA HISTÓRIA!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SOBRE MACAPÁ... (por Rodolfo Juarez)

MACAPÁ 252 ANOS
Macapá completou 252 anos em 04fev2010 passado. Um dia de motivo suficiente para comemorações por todos os que moram nesta cidade. Da margem esquerda do Amazonas irradia esperança e luz para a sua própria população, a população do resto do Estado, como também para os vizinhos paraenses que se valem da estrutura da cidade para atender as suas maiores necessidades.


DE ONDE VEM O NOME MACAPÁ?
O nome Macapá vem de uma variação de Maca-Paba que, na lingua dos índios, quer dizer estância do Macabas ou lugar de abundância de bacaba. Bacaba é um fruto gorduroso originário da "bacabeira", palmeira nativa da região, onde se extrai um vinho de cor acinzentada, típico e muito saboroso.


FUNDAÇÃO
Mendonça Furtado declarou fundada a Vila de São José de Macapá no dia 4 de fevereiro de 1758. Até 1940 continuava com todas as características de uma cidade do interior, longe de tudo, com dificuldades para atender às necessidades primárias do seu povo. A distância era entendido como o maior obstáculo para o seu desenvolvimento.


CRIAÇÃO DO TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ
Com a criação do Território Federal do Amapá, em 13 de setembro de 1943, houve a necessidade da escolha de uma cidade para ser a sede a capital do território e, para isso, foi escolhia a cidade de Macapá, considerando as vantagens geográficas que apresentava na avaliação do Governo Federal. No dia 25 de janeiro de 1944, se instalava em Macapá, o Governo do Território Federal do Amapá que mudaria a história da cidade.


NÚCLEO INICIAL
A cidade de cresceu em torno do prédio da igreja católica, inaugurado no dia 5 de março de 1761, sendo o padre Joaquim Pair o primeiro vigário da Igreja de São José. A primeira imagem do santo, hoje padroeiro de Macapá, era esculpida em madeira e tinha 35 centímetros de altura, considerada hoje uma relíquia sacra de extrema importância no Estado.


A PRIMEIRA ESCOLA EM ALVENARIA
A primeira escola em alvenaria de tijolo em Macapá foi inaugurada em 13 de setembro de 1946 - a Escola Barão do Rio Branco. Construída na gestão do governador Janary Nunes, a Escola Barão do Rio Branco atraia estudantes da cidade e das redondezas, funcionando como uma espécie de pólo de atração das famílias que contribuía para o aumento da população local.


OUTRAS OBRAS
Logo em seguida à inauguração do prédio da Escola Barão do Rio Branco vieram os prédios do Hospital Geral de Macapá e da Maternidade. Usinas de “força e luz”, postos policiais. O trapiche Eliezer Levi ganhou a função de indutor do desenvolvimento também, nessa época, atendendo a modo de desenvolvimento da cidade.


DADOS FÍSICOS
Macapá tem uma altitude média de 15 metros em relação ao nível do mar e latitude zero, ocupa atualmente uma área de 24.750 km2. O clima é equatorial, quente e úmido. Cortada pela linha do Equador, os dirigentes fazem desse fato um importante motivo turístico.


PONTOS CARACTERÍSTICOS
Curiau, Parque do Forte, Beira Rio, Araxá, Trapiche Eliezer Levi, Fortaleza de São José, Lagoa dos Índios, Orla do Bairro Santa Inês, a Igreja Matriz, o Museu Sacaca, o Tetro das Bacabeiras, são pontos característicos da Cidade de Macapá e que podem ser visitados, a qualquer hora, pelo turista.


VOCAÇÃO
Macapá tem uma grande vocação para o comércio. Desde 1991, quando foi criada a Área de Livre Comércio de Macapá e Santana que a cidade experimenta melhoria na oferta de artigos importados que está contribuindo para o aumento do volume de negócios, implicando no aumento de postos de trabalho e de emprego.


PRINCIPAL PROBLEMA
O principal problema que a cidade enfrenta nesse momento é o da falta da coleta de esgoto sanitário que se transforma no principal desafio da década para os dirigentes do Município, do Estado e da União.


OUTROS PROBLEMAS GRAVES
Entre os vários problemas graves enfrentados pela cidade estão: a oferta de água tratada para a população (hoje menos de 50% da população dispões de água tratada), transporte coletivo (o sistema local está longe dos já funcionando em muitas cidades), trânsito (as vias e o sistema de sinalização são precários), moradia (o déficit está acima das 20 mil unidades), entre outros igualmente importantes.


O FUTURO
O futuro da cidade de Macapá é promissor, exigindo muito trabalho e competência de todos e o Jornal do Dia é um importante motor para o desenvolvimento de Macapá, respeitando o seu povo e confirmando o seu lema de que “quem lê sabe mais”. Parabéns!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Parabéns Macapá!!!

Bom dia Macapá.

Bom dia Praça Beira Rio

Bom Dia Fortaleza de São José de Macapá
Por muito guardou o povoado
Crescida virou a vila
Crescida virou a cidade

Bom dia ao nosso Rio-Mar
Que quebra na cidade a maresia
Deixando vivos sonhos e amores

Bom dia à nossa brisa
Um tanto esquecida
Pela luta emudecida

Bom dia à nossa Linha do Equador
Divide o mundo e reúne os lados
Do imaginário para o nosso real

Bom dia às nossas matas
Inocentes à espreita do racional
Nosso ventre imaculado como tal

Bom dia à minha Macapá
Berço de gente boa de boa vida onde o sonho nos convida
A viver assim... simples como a própria vida

Parabéns Macapá!

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.