segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A QUEM INTERESSAR... SEBRAE/AP

Encontro Institucional. Projetos do Sebrae são apresentados aos parceiros

Dirigentes e gestores de projetos do Sebrae reúnem parceiros institucionais e empresários dos segmentos Comércio, Serviço, Turismo, Agronegócio e Indústria para apresentação das ações em andamento desde 2009 e projetos que estão em fase de estruturação

Denyse Quintas

Na próxima terça-feira, 1º de março, às 8h30, no Auditório Marco Zero do Sebrae, acontece a apresentação da carteira de projetos dos segmentos Comércio, Serviço, Turismo, Agronegócio e Indústria. Na oportunidade, estarão reunidos dirigentes e gestores de projetos do Sebrae, parceiros institucionais e empresários. O objetivo é o fortalecimento das parcerias, a união de setor público com o privado para o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no Amapá.

Para Nelma Pires, gerente em exercício, da Unidade de Atendimento Coletivo e gestora de projetos do Sebrae, esse será um momento para exposição dos projetos que estão em andamento desde 2009, e os que estão em fase de estruturação. Informações que contribuirão para o fortalecimento e a continuidade das parcerias institucionais já existentes e necessárias aos projetos setoriais. “O Sebrae e as instituições públicas e privadas, atuam e forma planejada, integrada e focada em resultados relevantes à promoção e legitimação desses setores, importantes para o desenvolvimento socioeconômico do Amapá”, disse a gerente Nelma Pires.

O Sebrae trabalha com a metodologia GEOR (Gestão Estratégica Orientada para Resultados), criada em 2003 para atender os desafios do Sistema Sebrae que busca novos padrões de qualidade e eficiência para medir resultados alcançados pelos clientes da instituição.


Programação

8h30 – Receptivo: café da manhã

9h00 – Apresentação da linha de atuação do Sebrae – Diretor Superintende, João Alvarenga

9h20 – Apresentação da carteira de Projetos de Comércio, Serviço, Turismo, Indústria e Agronegócio (objetivo, área de atuação e parceiros) – Diretora Técnica, Ana Dalva Ferreira

10h00 – Apresentação dos gerentes e equipe de gestores das carteiras dos projetos

10h30 – Acordos e encerramento.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA HOJE

Por Rodolfo Juarez

SEM DESCULPA

Depois da negativa de liminar, em processo cautelar, do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, referente às pretensões e as esperanças que tinham os seguidores de Dalto Martins, os deputados estaduais que não trabalharam durante todo o mês de fevereiro, não têm mais desculpa para não ir trabalhar.

INÍCIO PACÍFICO

Depois de um período de muita calmaria, quando os candidatos à presidente da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, se mostravam extremamente cautelosos, já bem próximo da posse dos deputados começaram as divergências, segundo alguns, sutilmente influenciadas por autoridades do Executivo.

A POSSE

No dia primeiro de fevereiro, data que a legislação reserva para a posse dos deputados que iniciam legislatura, já estava muito clara a cisão iminente entre os deputados: agora divididos em dois grupos (chegaram a ser cinco). No primeiro dia seguinte à posse, teriam que eleger o presidente da Mesa Diretora da AL.

A REGRA

Como o presidente anterior da Assembléia, Jorge Amanajás, não havia sido reeleito, a sessão de eleição seria presidida pelo deputado ou deputada com mais idade – no caso, a deputada Maria Góes, com 61 anos e 144 com mais idade que Jaci Amanajás que já havia presidido, em outra oportunidade, uma eleição da Mesa da AL.

ARTIMANHA

Quatro dias antes de terminar o mandado dos deputados, foi engendrada uma artimanha com o objetivo de ser utilizada outra definição prevista no Regimento Interno da AL/AP, ou seja, de que o presidente anterior, caso tivesse sido reeleito para a nova legislatura, presidiria a sessão de eleição e posse do novo presidente. Jorge Amanajás teria (que não se reelegeu) teria renuncia para favorecer o vice-presidente, Dalto Martins (que se reelegeu).

A CONFUSÃO

Devido a renúncia e nem a posse ter seguido a regra prevista e se tornada pública conforme manda o próprio regimento interno, tornou-se suspeita a medida que foi entendida como uma manobra. A sessão de posse foi dirigida por Dalto Martins, mas a reação de Maria Góes na Justiça garantiu-lhe dirigir a sessão de eleição da Mesa, quando foi eleito o deputado Moisés Souza para o mais alto cargo do Poder Legislativo.

NA JUSTIÇA

Os deputados que não concordaram com os trabalhos de Maria Góes na Presidência da Sessão de Eleição foram à Justiça, pedindo a cassação da liminar da Justiça que tinha colocado Maria Góes na direção dos trabalhos da eleição da Mesa Diretora da AL. Esse julgamento, pelo Pleno do TJAP, terminou 4 x 4, mantendo a liminar e, em consequência a validade de todos os atos praticados na sessão, inclusive a eleição e a posse de Moisés Souza (e os outros membros da Mesa).

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Prêmio MPE Brasil. Amapaenses na disputa nacional

Duas empresas amapaenses, nas categorias Serviço de Educação e Serviço de Turismo, podem ser as vencedoras do Prêmio MPE Nacional



Ana Barbosa

O MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, é uma cerimônia que acontece anualmente, desde 2004, e homenageia as micro e pequenas empresas que mais se destacaram pelo seu processo de gestão empresarial, nos seus respectivos setores, em âmbito estadual e nacional.


Diretor de administração e finanças do Sebrae, Waldeir Garcia Ribeiro com
finalista nacional, o diretor geral do Yazigi, José Luiz Iudice de Souza

O prêmio no Amapá está na segunda versão, e a premiação nacional do ciclo de 2010, terá duas empresas amapaenses classificadas para a disputa nacional que acontecerá no dia 22 de março, em Brasília.

As empresas amapaenses selecionadas são das categorias Serviço de Educação e Serviço de Turismo, Yázigi Internexus e Maracá Turismo e Receptivo, respectivamente. Essas empresas receberão a visita do avaliador nacional.



Representante do Sebrae Nacional, Maria Del Carmen Stepanenko, representante da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Maira Campos de Almeida, com os empresários da Maracá Turismo, a diretora administrativa, Patrícia Cristina Souza da Cunha e o diretor operacional, Francisco Negreiros da Silva, finalistas

Segundo uma das proprietárias e diretora da Maracá Turismo e Receptivo, Patricia Cunha, a empresa evoluiu significativamente em vários fatores, como financeiro, gestão e liderança.

“Nós estamos a apenas dois anos no mercado e essa indicação, a etapa nacional do prêmio é o reconhecimento que simboliza a importância de valorizar o ser humano, principalmente, nossos colaboradores, parte essencial no sucesso da empresa.

Ter parcerias com empresas, órgãos e entidades, como o Sebrae, que nos apóiam em capacitações, missões técnicas, entre outros, é de extrema importância. Esse prêmio mostra a credibilidade da nossa empresa diante dos nossos clientes e parceiros”, afirma a diretora.

O MPE Brasil no Amapá é organizado pelo Sebrae.


Serviço:
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Call Center: 0800 570 0800
http://www.ap.agenciasebrae.com.br/

Células do policiamento comunitário começam ser implantadas

23/02/2011
Audiência pública abordou o tema “A importância do envolvimento dos órgãos públicos e comunidade para o êxito do Policiamento Comunitário”

Foi realizada na última sexta-feira, 18, às 16h, no auditório do Projeto Minha Gente, Jardim Felicidade II, a audiência pública de ativação da Célula de Policiamento Comunitário dos bairros Jardim Felicidade I e II, Ipê, Sol Nascente e São José. A audiência abordou o tema “A importância do envolvimento dos órgãos públicos e comunidade para o êxito do Policiamento Comunitário”.

Estavam presentes, o coordenador de Segurança Comunitária da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), delegado Rubivar Nobre, o comandante da Polícia Militar, coronel Pedro Rezende, o comandante do 2º Batalhão, tenente coronel Joércio, o ouvidor da Sejusp, Erisvaldo Barros, o vereador do município de Macapá, Washington Picanço, entre outras autoridades.

Na audiência, o coordenador de Segurança Comunitária destacou que a coordenadoria tem a responsabilidade de ajudar a construir o novo modelo de policiamento, não medindo esforço para contribuir no desenvolvimento e implantação do projeto. Ele ressaltou que estava articulando, junto a Delegacia Geral de Polícia, um espaço no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do Bairro Novo Horizonte, para implantação de uma célula de policiamento comunitário.

O delegado convidou os presentes para o seminário “A filosofia do novo Policiamento Comunitário”, que a coordenadoria realizará no dia 26 de fevereiro, no auditório da Escola Raimunda Virgulino, localizada no bairro Pedrinhas.

Coronel Rezende informou que destacará 20 policiais para atuarem na área e enfatizou a ausência da Guarda Municipal, por entender que todos têm que assumir responsabilidades com a segurança pública.

Núcleo de Jornalismo Institucional
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

REFORMA POLÍTICA???

Apontada como prioritária por senadores e deputados, a proposta de reforma política caminha rapidamente para repetir a fórmula que impediu sua aprovação no Congresso nos últimos anos: excesso de projetos, divergências radicais de posições e falta de acordo entre Senado e Câmara em torno de uma agenda comum. Na prática, os dois maiores partidos da base governista, PT e PMDB, defendem ideias opostas em relação a um dos eixos principais da reforma: a manutenção ou não do sistema de eleição proporcional.

O PMDB quer adotar a eleição por voto majoritário, a chamada "Lei Tiririca" ou "distritão". Por essa regra, quem tem mais votos é o eleito. Já o PT quer manter o sistema de eleição proporcional.

O PMDB defende a modificação no sistema por entender que existem distorções na utilização do chamado coeficiente eleitoral, que contabiliza todos os votos recebidos pelos partidos e suas coligações e calcula quantas vagas serão destinadas por legenda.



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Queda de preços em fevereiro2011

Diferentemente da tendência observada nas últimas semanas, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou queda da inflação na terceira prévia de fevereiro com variação de 0,70%, 0,33 ponto percentual menor que a registrada no mesmo período do mês anterior.

Esses números foram divulgados hoje pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O grupo alimentação foi o destaque entre os componentes do índice, pois o grupo é considerado foco de pressão inflacionária na economia, com impacto direto do orçamento familiar.

Os preços dos alimentos tiveram deflação segundo os dados publicados pela Fipe, com taxa de -0,31%. No mesmo período do mês anterior, este grupo registrou variação de 1,26%, o que mostra a baixa nos preços em componente estratégico para as famílias.

Outros grupos, como educação e transportes, seguem com expressivo ritmo de aumento dos preços, em contrapartida aos alimentos. Educação registrou taxa de 1,50% nesta medição e o grupo de transportes marcou inflação de 1,87%. Esses dois aumentos trazem uma preocupação no componente na inflação total.

Já Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) encerrou a terceira semana de fevereiro com inflação de 0,61%. Se comparado com a semana anterior, o resultado é 0,21 ponto porcentual menor (0,82%). Mostrando uma imediata alteração no rumos dos preços para a classe de baixa renda.

O grupo de alimentação registrou variação nos preços dos produtos, que passaram de 0,55% para 0,17% em uma semana. Dentro desse grupo, os itens hortaliças e legumes (8,39% para 5,73%), carnes bovinas (-2,70% para -2,88%) e adoçantes (0,10% para -0,68%) responderam pelo maior impacto na queda dos preços.

Além disso, os grupos de educação, leitura e recreação (1,95% para 1,16%) influenciaram o índice devido à variação nos preços dos cursos formais (2,45% para 1,14%). O grupo de transportes também impactou o IPC-S (2,21% para 1,76%) em virtude da tarifa de ônibus urbano (4,64% para 3,04%), comparando com a semana imediatamente anterior.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

MÃOS À OBRA!

A Eleição da AMEAP (Associação dos Municípios do Estado do Amapá), que ocorreu na manhã desta terça-feira (22/02), às 9h, na Sala do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE).

O processo eleitoral foi conduzido pelo ex-presidente da entidade e prefeito do Município de Tartarugalzinho, Rildo Oliveira.

A prefeita do Município de Laranjal do Jari, Euricélia Cardoso, foi aclamada a nova presidente para o biênio 2011/2012.



A prefeita de Laranjal do Jarí, Euricélia Cardoso e prefeito de Tartarugalzinho, Rildo Oliveira

Dentre as diretrizes para o período de euricélia, ficam a ações:

01 - Desenvolver programa visando a melhoria do desempenho da arrecadação, bem como elaborar estudos com o objetivo de rateio do ICMS;

02 – Assessorar os municípios na manutenção e regularidade do CAUC;

03 - Estabelecer relação de parceria com órgãos como: SENAI, SENAC, SEBRAE, dentre outros, no sentido de promover capacitações para técnicos das prefeituras;

04- Estabelecer parcerias com os tribunais de conta para que facilitem o acompanhamento dos processos nas cortes;

05 - Estruturar a AMEAP com mobiliários e equipamentos que possibilitem melhores condições de trabalho. Ex: INTERNET, COMPUTADORES, IMPRESSORAS, COPIADORAS e etc.;

06 - Reformar o Estatuto da Instituição, com participação plena de seus membros;

07 - Habilitar os municípios para Captação de Recursos Financeiros, em diversas ações junto aos ministérios;

08 - Solicitar apoio à Confederação Nacional dos Municípios - CNM, no sentido de aprimorar as políticas públicas municipais;

09- Aprimorar o portal da AMEAP, com fins de transparência das ações, e integrar os municípios através da rede virtual;

10 - Assessorar tecnicamente os municípios para elaboração de projetos junto ao SICONV.

A partir da esquerda o prefeito de Oiapoque, Aguinaldo Rocha, prefeito de Mazagão, José Carlos Carvalho (Marmitão), prefeito de Macapá, Roberto Góes, prefeita de Laranjal do Jarí, Euricélia Cardoso, Pprefeito de Amapá, Carlos César da Silva (Peba), prefeito de Tartarugalzinho, Rildo Oliveira, prefeita de Serra do Navio, Francimar da Silva, prefeito de Pedra Branca do Amaparí, Antônio José Siqueira (Zezinho).

Fonte: Denyse Quintas (SEBRAE/AP)

Impactos imediatos e de curto prazo.


Os movimentos sociais no Oriente Médio protestando contra as ditaduras e os regimes de exceção estão causando uma convulsão nos mercados internacionais.

A cotação do petróleo já atingiu o maior valor em dois anos, derrubando os índices das maiores bolsas européias, enquanto investidores procuram por investimentos mais seguros no momento.

Os futuros dos índices norte-americanos também indicam uma abertura das bolsas do país em baixa. N
o curto prazo, ações de petrolíferas aqui no Brasil como Petrobras, OGX Petróleo e HRT Petróleo devem se valorizar ou se manter estáveis enquanto os preços de petróleo continuarem subindo.

Empresas que dependem em grande parte da commodity para suas operações deverão absorver as maiores perdas. Empresas aéreas como Gol e TAM entram nessa categoria já que o combustível de suas aeronaves é um dos principais custos das operações.

O mercado de câmbio também deve sofrer variações. O mais provável é a cotação do Dólar se valorizar, enquanto investidores internacionais procuram a moeda estrangeira liquidando operações no país.

As bolsas mundiais tendem a cair em situações como essa, pela volta dos temores de uma nova recessão mundial. Com a cotação do petróleo em alta a inflação deve pressionar os preços novamente, condição já manifestada em economias em desenvolvimento como o Brasil e China.

A situação também ameaça o crescimento mundial já que maiores preços tendem a fazer os consumidores gastarem menos ao criar incertezas e reduzir o poder de compra de seus rendimentos.
Fonte: ADVFN

EQUÍVOCOS & TAL...

Por Rodolfo Juarez

Percebo que tem muitos gestores públicos e até alguns técnicos que confundem o Estado com o Governo do Estado e o Município com a sede do Município. E essa confusão não se prende apenas às questões de comunicação, tem a ver com o conceito que o gestor ou o técnico faz do Estado ou do Município.

Apesar de parecer um detalhe de conceituação, na maioria das vezes representa o alcance de uma decisão, o significado de uma política pública e a medida da eficiência de um programa ou de um projeto.

Uma interpretação malfeita, um conceito errado certamente vai influir na tomada de decisão da autoridade que, valendo-se de medidas sociais restritas ou pouco representativas acaba por ter o índice de erro ampliado e, em algumas vezes, tão grande que não garante segurança para os executores que, ao começar o programa ou projeto, desistem por saber que se trata de perda de tempo e, se continuar, de falta de zelo com as questões públicas, comportamento que é limitado pelas regas da gestão.

Agora mesmo tenha acompanhado manifestação de autoridades do Governo do Estado que, quando falam do Governo passam a impressão que interpretam o governo como se o Estado fosse. Consideram que os problemas do Governo são todos os problemas do Estado ou que as soluções do Governo são as soluções para todo o Estado.

Não resta dúvida que o Governo é um dos importantes órgãos do Estado. Entretanto, é importante considerar que os dois grandes motores propulsores do Estado são o setor público e o setor privado. Todas as questões de Estado precisam levar em consideração esse dois setores para que não provoque maior desequilíbrio do que já se observa na sociedade.

Os dois setores precisam cultivar a confiança de um no outro. Não há qualquer possibilidade de avanço se não houver dosagem adequada nas medidas que são tomadas por um e por outro. E se assim for, os prejuízos serão para a sociedade que deve ser quem vai usufruir dos resultados alcançados pelo esforço de todos.

Toda vez que se confunde Estado e Governo se abre uma porta para erros graves e que não só prejudicam as soluções buscadas para o Governo como a eficiência dos resultados que são almejados pelo Estado.

O Estado é um ente federado formado por Território, Povo e Governo, que precisa ser visto e compreendido dessa forma. Toda vez que se der outro conceito para essa realidade, se corre o risco de caminhar sem rumo, tomando decisões equivocadas e que não correspondem nem à necessidade do povo e, na maioria das vezes, à vontade do gestor.

Além disso, se precisa considerar a divisão do Governo em três partes, que são designadas por poder, conforme a sua principal função na sociedade: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, que a Constituição Federal diz serem independentes e harmônicos entre si.

Então, resumir as questões de Estado à questões de Governo do Estado é um erro. Erro que pode significar retrocesso ou paralisia no desenvolvimento, exatamente o desenvolvimento que interessa a todos.

Cada uma das partes do Governo, ou seja, cada um dos Poderes, precisa compreender que é responsável solidário pelos resultados alcançados, para que as duas outras partes do Estado não sejam sacrificadas – o Território, com agressões ambientais irrecuperáveis e o Povo, com condições de vida insegura ou sem melhora.

Compreender o Estado do Amapá é uma questão de todos.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

OPORTUNIDADE NO SEBRAE/AP


Abertas inscrições para o Programa Contabilizando o Sucesso

O Programa capacita os contadores para um melhor atendimento aos empresários de micro e pequenas empresas no estado


Ana Barbosa


O Sebrae no Amapá em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade, abre inscrições para a sétima turma do Programa Contabilizando O Sucesso. No dia 15 de março, acontece a palestra de sensibilização, com exposição da forma de trabalho e os objetivos do curso que inicia no dia 22 de março.


O Contabilizando O Sucesso, possui metodologia modular em doze etapas, que tem o objetivo de qualificar os profissionais da contabilidade para atuar nas micro e pequenas empresas e no gerenciamento do próprio negócio. O Programa disponibiliza conhecimentos e ferramentas capazes de habilitar o profissional no desempenho de suas atividades nos padrões exigidos pelo mercado das micro e pequenas empresas.


Segundo a consultora do Sebrae, Nelma Setubal, “o curso vai despertar o profissional da contabilidade para uma atitude voltada para a consultoria, eles estão fazendo apenas a parte operacional e no curso eles aprendem a ser mais gerenciais”.


Serão 30 vagas disponíveis para essa turma, no final do curso o aluno tem de apresentar um diagnóstico de uma empresa específica, fazendo um levantamento das necessidades e dificuldades da empresa para depois sugerir soluções.


“Quem entra no Contabilizando, no final do processo se sente mais motivado, valorizando mais seu conhecimento, porque dali em diante ele vai começar a trabalhar outras coisas que até então ele não tinha pensado em trabalhar dentro da empresa dele”, finaliza a consultora Nelma Setubal.


O curso tem duração de oito meses, com carga horária de 243 h/a, divididos em doze módulos com temas relacionados ao assessoramento das micro e pequenas empresas. As inscrições podem ser feitas na sede do Sebrae Amapá, situada na Avenida Ernestino Borges, 740 – Laguinho.


Serviço:
Sebrae no Amapá:

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Call Center: 0800 570 0800

www.ap.agenciasebrae.com.br

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(21/02/2011)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

MINHA VIDA...

Foi ali, sentado numa das esquinas de minha infância, que percebi o valor da vida. Não que nunca tivesse refletido sobre isso, mas é num momento ímpar de nosso raciocínio que as coisas se encaixam.

Quanto mais simples os pensamentos, mais fixos eles ficam em nossas mentes. Sabe, nunca fui do tipo de pensar em palavras, ou formar frases imaginariamente. Refletia muito mais considerando sensações, emoções, sentimentos.

Sei lá. Em filmes e contos escritos temos muitos exemplos em que o autor escreve seus pensamentos. Não sei se sou capaz de reproduzi-los dessa forma. Talvez tenha desenvolvido essa “habilidade” desde a infância.

Infância. A minha foi muito rica em experiências e autoaprendizagem. Não que meus pais fossem relapsos, mas deixavam uma criança de dez anos de idade livre pra aprender. Eu me machuquei e serei algumas vezes até aprender que correr descalço no asfalto fazia bolhas na sola do pé.

Aprendi, também, como cortejar as vizinhas. Como correr desesperadamente pra fugir da mãe no pega-pega ou pra pegar a bandeirinha do time adversário. Como me esquivar de convites e colegas não recomendados. Como mentir pros meus pais pra não apanhar (quem nunca ocultou uma informaçãozinha deles?).

Cresci. Estudei. Casei. Saí da casa dos meus pais. Tive filhos. Amei. Errei. Arrependi-me. Voltei. Briguei. Confundi-me. Procurei um lugar pra pensar. Um lugar só meu. Achei o túmulo de minha mãe. Lá chorei, conversei com Deus e comigo mesmo. Talvez ali não tivesse ninguém pra me julgar ou julgar os outros. Mas ainda não era meu lugar. Era o túmulo da mamãe.

Centrei-me. Reequilibrei-me. Respirei e encarei tudo de novo. Rotina. Concertos e arestas aparadas. Parecia que tudo se iria muito bem. Deprimi. Briguei. Cansei. Procurei novo lugar pra me encontrar, pra ter um novo momento comigo e com Deus. Achei meu canto. Uma esquina de minha infância me fez recordar minhas aprendizagens, o valor da vida (mesmo quando não há mais vida), os sorrisos, os sonhos, o futuro incerto e aleatório. A vida.

Irônico é entender que no fim de tudo, voltamos ao início pra poder fazer sentido. Como um ciclo, um círculo, um símbolo de emenda perfeita que não de distingue nem início nem fim, só um fluxo contínuo e perfeito que quanto menos se explica mais se aproveita. Aproveite!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Uma amostra de respeito por Macapá

Não sei se é por causa do cronograma apertado, se pela necessidade de aplicação de verba a ser aproveitada, se pela técnica do fluxo do tráfego e pelas boas práticas na gestaãopública. Não sei. Mas gostei muito de ver a EMTU (Empresa Municipal de Transportes Urbanos) trabalhando na sinalizaçã de nossa capital durante o turno da tarde.

No outro dia, num jornal local, pela tarde, fiquei sabendo que se tratava de uma ação para o reforço da sinalização de trânsito nos perímetros escolares. Muito bom saber que estavam TRABALHANDO e não ATRAPALHANDO, sob a desculpa esfarrapada de que é preciso parar pra concertar. Mentira! Mais uma prova está aí. Hoje em dia as marcações e pinturas estão sendo feitas durante noite, numa calma sem igual!

Parabéns àqueles que puderam ouvir o clamor dos munícipoes macapaenses cansados de ver o descaso na gestão da coisa pública. Isso é um belo exemplo a ser seguido para uma cidade melhor. Uma demonstraçã de respeito e amor por Macapá.

COMÉRCIO EXTERIOR NO AMAPÁ - 2010


UM BREVE APERITIVO -- ANÁLISE ÍNTEGRA HOJE À TARDE



Gráfico: Rodson Juarez


Fonte: SECEX/MDIC


COMÉRCIO EXTERIOR EM JANEIRO DE 2011

O primeiro mês de 2011 registrou saldo positivo de US$ 424 milhões na balança comercial brasileira, com média diária de US$ 20,2 milhões. Nos 21 dias úteis do período, a corrente de comércio (soma das exportações e importações) foi de US$ 30,006 bilhões, com média de US$ 1,428 bilhão por dia útil. Neste resultado, houve crescimento de 25,4% em relação à média de janeiro do ano passado (US$ 1,139 bilhão) e retração de 9,9% na comparação com dezembro último (média de US$ 1,585 bilhão).

As exportações em janeiro foram de US$ 15,215 bilhões, com média diária de US$ 724,5 milhões. Por este comparativo, o valor é 28,2% superior à média de US$ 565,3 milhões do mês de janeiro de 2010 e 20,3% menor que a de dezembro passado (US$ 909,5 milhões).

No acumulado mensal, as importações chegaram a US$ 14,791 bilhões, com um resultado médio diário de US$ 704,3 milhões. A média é 22,7% maior a de janeiro do ano passado (US$ 574,1 milhões) e está 4,2% acima do resultado médio de dezembro de 2010 (US$ 676,1 milhões)


Semanas

Na quarta semana de janeiro, com cinco dias úteis (24 a 30), as exportações foram de US$ 3,632 bilhões (média diária de US$ 726,4 milhões) e as importações de US$ 3,654 bilhões (média de US$ 730,8 milhões). Houve, portanto, déficit de US$ 22 milhões e média diária negativa de US$ 4,4 milhões por dia útil. A corrente de comércio na quarta semana foi de US$ 7,286 bilhões, com média de US$ 1,457 bilhão.

A quinta semana do mês, com apenas um dia útil (31), teve déficit de US$ 244 milhões, com exportações de US$ 647 milhões, importações de US$ 891 milhões e corrente de comércio de US$ 1,538 bilhão.

Às 15h30, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulga nota completa sobre o resultado mensal e, no mesmo horário, o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, concede entrevista coletiva no auditório do Ministério para comentar os números.


FONTE: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior


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