quinta-feira, 26 de maio de 2011

(Foto inédita de Ramon Chagas, tirada em Oiapoque e emprestada a este amigo para uma singela, mas honestíssima, homenagem à minha amada Ianna Juarez)



Rima?
(Rodson Juarez para Ianna Juarez)


Rima de chuva fina

que lembra a menina


Rima de chuva chorona

que pega carona


das curvas a falta

do calor a falta

do cheiro a falta


Questão de fazer rima

(a de palavra)


Se sosinha a rima

(a de sentimento)


despindo às claras

o mais íntimo momento



segunda-feira, 16 de maio de 2011

E o preço da gasolina?

Pressionada pelo governo, a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, decidiu reduzir o preço da gasolina (em 6%) e o do etanol (em 13%) fornecido aos postos de combustíveis com a marca da empresa.

Com cerca sete mil postos de combustíveis no Brasil, cerca de 40% do mercado de derivados de petróleo no país, a intenção do governo é que a redução de preços na distribuidora seja repassada ao consumidor final auxiliando no combate à inflação.

O governo também acredita que criará uma competição saudável com as outras distribuidoras de combustíveis no país, forçando uma redução geral nos preços.

No momento somente os postos de combustíveis da Petrobras vão receber os descontos e não há garantias de que os menores custos serão repassados aos consumidores. Vamos esperar pra conferir os resultados da medida.

Quanto ao mercado financeiro, é incerto o impacto que a redução dos preços na BR Distribuidora terá nas ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) negociadas na Bolsa de valores.

Por um lado a medida alivia o peso no bolso dos consumidores o que poderia aumentar o volume de combustível comercializado. Outra visão é a de que as ações da empresa já estão bastante depreciadas na Bolsa, sendo que a medida teria pouco impacto em sua cotação.

No entanto fica cada vez mais evidente o controle que o governo tem sobre a Petrobras, colocando um véu de incertezas e riscos políticos sobre a administração da companhia, o que pode afugentar alguns investidores.

Afinal de contas, o que busca o investidor? Busca o lucro para os seus investimentos em contas da economia real. Mesmo considerando o atual intervencionismo petista, os oito anos de sucesso econômico atribuídos ao governo Lula, dão à Presidenta Dilma uma margem positiva para fuçar no controle de importantes administrações.

Não tem muito jeito, não. O impacto nos papéis da empresa só o mercado mostrará.

Aos meros mortais que andamos diariamente de automóveis à combustão (mesmo que em coletivos), resta a expectativa quanto à redução do caríssimo e injustificado preço dos derivados do petróleo (com adição ou não de etanol).

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Os maiores lucros da história da Vale

A Vale (VALE3 e VALE5) esperou o fechamento dos mercados nacionais na última quinta, 05 de maio, para a divulgação do seu resultado trimestral. No primeiro trimestre de 2011, a mineradora brasileira obteve R$ 11,3 bilhões em lucros líquidos, alta de quase 300% na comparação ao primeiro trimestre de 2010, significando os maiores da história da companhia para o período.

O resultado excepcional foi produto do aumento em 81% na receita operacional, totalizando R$ 23,6 bilhões. Além do crescimento, melhorou a qualidade das receitas. A Vale ficou um pouco menos dependente do continente asiático que representou 49% do faturamento da companhia, queda de quase 10% em relação a um ano antes.

Mesmo com diminuição da dependência da demanda asiática, a China ainda representa cerca de 30% de toda a receita da mineradora. O Brasil vem em segundo lugar com 18% da absorção da produção de minério de ferro.

Outra notícia vem da logística. A empresa também informou que um dos mega navios que comprou da Coréia, com capacidade de transporte de 400 mil toneladas e considerado o maior navio de carga do mundo já chegou ao Brasil. A compra dos navios foi controversa na época por que o governo queria que fossem fabricados no Brasil. No entanto a Vale afirmou se fabricados por aqui custariam o dobro e levariam muito mais tempo para ficarem prontos.

A notícia dos resultados já refletiu nos mercados acionários asiáticos que fecharam pela manhã da sexta passada, 06 de maio. Na Bolsa de Hong Kong os HDRs representativos das ações ordinárias da Vale (HKX:6210) fecharam em alta de 0,66% e as preferenciais mantiveram-se estáveis, logo após a publicação do resultado trimestral.

No Amapá os impactos são colaterais. As empresas mineradoras pegam carona na franca expansão de empresa do setor. Como os negócio vão de vento em popa para o minério exportado pela Vale, as empresas que exploram a commodity em solo amapaense podem arregaçar as mangas e se preparar para aumento gradativo e contínuo das exportações, como já vem ocorrendo há mais de cinco anos.




Fonte: ADVFN e Rodson Juarez

domingo, 8 de maio de 2011

Campeões brasileiros são do Amapá


Vale a pena conferir os resultados dos representantes amapaenses no Brasileiro de Jiujitsu 2011. É só clicar no lin e confirir as novidade e as fotos!!! Confira!!

http://76jj.blogspot.com/

Campeões brasileiros são do Amapá

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.