sábado, 31 de outubro de 2009

Cultura na mente....


Visitamos o Museu da Língua Portuguesa, na estação da Luz, na área central de São Paulo. Lá, visitamos uma amostra super interessante sobre as oringens da língua falada e o sentimento de "humanidade" pela comunicação. Tudo muito bonito.

A exposição começa com uma apresentação de vídeo (muito bem elaborado) e nos leva para dentro de um mundo paralelo (ou não). Sim, paralelo por estarmos inseridos em nossas rotinas e geralmente indiferentes às questões da língua. Não, por nos utilizarmos, mesmo de forma inconsciente, dos recursos linguísticos do "mundo da língua".

Parece uma "lavagem cerebral" que acaba nos envolvendo com imagens projetadas nas quatro paredes do salão e no teto. São extratos de linhas escritas com o maior sentimento de brasilidade e urbanidade, cravados na nossa breve história.

Mas tal "lavagem cerebral" acaba por nos abrir a mente para uma aprendizagem sobre nós mesmos, nossas raízes, as raízes de nossa comunicação (fala, escrita, etc). Assim descobrimos, também, as relações estreitas entre os povos e os indivíduos. Uma experiência única!

Ainda, uma exposição sobre a língua francesa compõe o primeiro piso do prédio do museu, com interações com o público visitante mais que interessantes. são frases e palaras em sentido urbano, seguindo em painéis postos com uma truncada cidade em vias nas três dimensões, em fluxo como carros. São imagens de dezenas de bocas falando em francês. Sinais luminosos e placas com indicações, frases e "brincadeiras" linguísticas" expostas por todo canto da exposição. Muito bom!



terça-feira, 27 de outubro de 2009

DEBATE NA FORTE

Saudades da equipe do programa DEBATE NA FORTE (99,9 FM).

Ao lado do Rodolfo Juarez (meu grande pai!) parece fácil noticiar e comentar as notícias das mais diversas áreas de conehimento e interesse. Espero poder colaborar cada vez mais com o programa e com a formação do senso crítico de que tanto precisamo em nossa cidade!

Aguarde! Volto já já ao programa de rádio mais ouvido no almoço tucujú!

MUUUUUUUIITO METRÔ NA MENTE!!!



Soh um sitema eficiente de transporte pra dar conta de tanta gente! Bom, pelo menos é que nos parece em primeira impressão: que o metrô dá conta do recado de transportar os paulistanos e paulistas pelo perímetro urbano da metrópole.

Pra resolver as questões em médicos utilizamos, até agora, mais de 10 trechos de metrô, três linhas principais (verde, azul e vermelha). O hotel que ficamos é bem próximo à estação da Praça da República, da linha vermelha, o que nos ajuda bastante na escolha o transporte.

Se fôssemos, eu minh esposa, andar sempre de táxi, já teríamos gastado mais de R$ 300,00 (trezentos reais), pois já fomos até Mogi das Cruzes (UMC), na última estação do trem (Estudantes).








Em São Paulo...

Parece que a cidade é mais orgânica num grande centro como este (São Paulo) que em cidades com ritimos lentos (como minha querida cidade).

Transporte público, serviços terceirizados, multidões múltiplas, olhos vigilantes por todo canto, ritimo frenético, espetáculos muito bem engendrados, pólos de cuidados com saúde, cultura, informática, educação e muito mais...

Mas nem tudo são flores!!! Muito pelo contrário! O preço de tanta potência parece ser muito alto. Fica evidente a falta de distribuição da riqueza e equidade social quando percebemos jovens perdendo suas vidas para o craque, tudo em plena luz do dia. Todos passam com tanta pressa que parecem não enxergar uma multidão de indigentes (gente) pela margem dos caminhos.

Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá
Os pássaros que aqui gorgeiam não gorgeiam como lá...

Apesar dos pesares, a saudade começa a apertar!


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Debate na Forte (15out2009)

Dia do Professor... parabenização aos professores de nossas infâncias (Rodolfo Juarez, JM, Rodson Juarez e Herônimo).

Uma atmosfera emocinante tomou o Apresentador principal (meu pai) quando citei meus pais como principais professores de minha vida, pois foram e são professores exemplares. Os olhos de meu pai se enxeram de lágrimas e acabaram por emocionar os demais no estúdio. Sempre de postura segura e, por muitas vezes, sisudo, surpreendeu quando balançou e perdeu os olhos num horizonte desconhecido.

Mas tive que dizer a verdade. O enxadrista e professor, pai e amigo representa muita coisa pra mim. Sei que representa muito para nosso Amapá, para nossa organização política e planejamento futuro.

Entrada do Alberto Góes para explicações sobre o econtro dos governadores da Amazônia Legal e Carta de Macapá. Explicou a importância da participação do Amapá no "peso" para a formatação do FPE Verde e para a compensação pela opção de preservar a floresta (meio ambiente) e alterar o modelo de produção econômica.

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.