sábado, 31 de outubro de 2009

Cultura na mente....


Visitamos o Museu da Língua Portuguesa, na estação da Luz, na área central de São Paulo. Lá, visitamos uma amostra super interessante sobre as oringens da língua falada e o sentimento de "humanidade" pela comunicação. Tudo muito bonito.

A exposição começa com uma apresentação de vídeo (muito bem elaborado) e nos leva para dentro de um mundo paralelo (ou não). Sim, paralelo por estarmos inseridos em nossas rotinas e geralmente indiferentes às questões da língua. Não, por nos utilizarmos, mesmo de forma inconsciente, dos recursos linguísticos do "mundo da língua".

Parece uma "lavagem cerebral" que acaba nos envolvendo com imagens projetadas nas quatro paredes do salão e no teto. São extratos de linhas escritas com o maior sentimento de brasilidade e urbanidade, cravados na nossa breve história.

Mas tal "lavagem cerebral" acaba por nos abrir a mente para uma aprendizagem sobre nós mesmos, nossas raízes, as raízes de nossa comunicação (fala, escrita, etc). Assim descobrimos, também, as relações estreitas entre os povos e os indivíduos. Uma experiência única!

Ainda, uma exposição sobre a língua francesa compõe o primeiro piso do prédio do museu, com interações com o público visitante mais que interessantes. são frases e palaras em sentido urbano, seguindo em painéis postos com uma truncada cidade em vias nas três dimensões, em fluxo como carros. São imagens de dezenas de bocas falando em francês. Sinais luminosos e placas com indicações, frases e "brincadeiras" linguísticas" expostas por todo canto da exposição. Muito bom!



Nenhum comentário:

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.