quinta-feira, 2 de maio de 2013

Consultoria para a Segurança Pública - Belestreri

Muito me estranhou a entrevista concedida à emissora local por Ricardo Balestreri, ex-secretário da Secretaria nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça.

É sabido que há algum tempo deixamos de ser referência no combate à criminalidade ao abandonarmos a filosofia do policiamento comunitário na elaboração da política pública no Amapá.

Durante o mês de fevereiro e março deste ano (2013), a SEJUSP-AP lançou mão de estudo estatístico conveniente para dar a falsa sensação de segurança aos amapaenses. Tal postura foi ampla e duramente rechaçada pela comunidade que, de seu medo aumentado pela onda crescente de assaltos (à mão armada), preferiu a verdade.

Agora, mais precisamente no dia 30abr2013, ao assistir um jornal local, escutei sobre a contratação de uma consultoria em Segurança Pública. O contratado e entrevistado é ex-secretário da SENASP, responsável pela implantação da filosofia do policiamento comunitário nos idos de 2004, inclusive aqui pelo Amapá, que chegou a servir de bom exemplo para o restante do Brasil e, até mesmo, para outros países!

A lógica deixou a desejar. Se, oficialmente, defendo que minha estratégia de política pública vem dando certo, para quê contrataria tal consultoria especializada, com gabarito e know how incomum para a nossa realidade. Se estava bem, por quê mudar? Ou, pelo menos, buscar soluções para problemas que não existem.

Bom, o primeiro passo para solucionar um problema já foi dado: reconhecer que o problema existe. Os passos seguintes devem ser dados com a devida cautela! Quanto mais ajuda obtivermos, melhor!

Que essa consultoria dê soluções práticas para a nossa realidade e problemas específicos. Pois não há uma "receita de bolo" a ser seguida, ou mesmo copiada de outro centro urbano!

Vamos aguardar as respostas e avaliar se o investimento na consultoria valeu a pena!

Nenhum comentário:

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.