quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Após demitir 1,3 mil, Vale pára produção de níquel no Canadá



A Companhia Vale do Rio Doce (Vale) anunciou na quinta-feira, 4, via comunicado ao mercado, que vai interromper por tempo indeterminado a produção de níquel em duas minas no Canadá, em virtude das condições atuais no mercado global de níquel. Na quarta-feira, a empresa anunciou a demissão de 1,3 mil funcionários pelo mundo, e deu férias coletivas a outros 5,5 mil. A interrupção na mina de Copper Cliff South (CC South), localizada em Sudbury, província de Ontário, Canadá, começará em de janeiro de 2009. CC Deep contribui para a produção de 8.000 toneladas métricas de níquel por ano.As operações de Voisey's Bay, localizadas na província de Newfoundland and Labrador, Canadá, e que compreendem a mina de Ovoid e uma planta de processamento, serão paralisadas durante o mês de julho de 2009.

Voisey's Bay produz concentrado de níquel e cobre. Nos nove primeiros meses de 2008 essas operações contribuíram para a produção de 58.000 toneladas de níquel e 39.000 toneladas de cobre em concentrado.Além disso, a empresa decidiu postergar o início do desenvolvimento do projeto Copper Cliff Deep (CC Deep) por um período de 12 meses.


Conforme anunciado em seu orçamento de investimento 2009, o desenvolvimento de CC Deep possui aporte total de US$ 814 milhões, dos quais US$ 138 milhões haviam sido orçados para dispêndio em 2009.A Vale informa ainda que, num esforço para redução de custos, sua subsidiária integral Vale Inco está lançando um programa de aposentadoria voluntária para funcionários elegíveis em todo o mundo. Tendo em vista as incertezas existentes no cenário econômico global, a Vale diz que mantém a opção de administrar seu ritmo de produção de acordo com as condições de mercado.


Demissões e cortes na produçãoPara analistas de mercado, as demissões de ontem apontam para um corte mais profundo na produção do que os 30 milhões de toneladas (9,5% do total) anunciados no fim de outubro. O Banco Goldman Sachs avalia que o corte da produção pode subir para 45 milhões de toneladas. A virada na produção foi muito rápida. Até setembro, antes da quebra do Banco Lehman Brothers, que detonou a crise financeira mundial, a Vale planejava ampliar a produção de 270 milhões para 300 milhões de toneladas de minério de ferro.

Nenhum comentário:

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.