quinta-feira, 11 de junho de 2009

Rapidinhas (11jun2009)...

PIB Brasileiro em queda
Agora é oficial, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 0,8% neste primeiro trimestre, o suficiente para configurar uma Recessão Técnica (onde há uma queda seguida do indicador por dois trimestres consecutivos). A queda de 0,8%, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar de configurar o status de recessão, veio acima da expectativa do mercado e analistas, que estimavam quedas entre 1% e 2,5%.

Recessão no Brasil?
Apesar de superar a expectativa de muitos analistas que previam quedas de até 2,5% para o PIB do primeiro trimestre, muitas outras instituições relatam que a queda de 0,8% poderia ter sido ainda menor. A Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), por exemplo, divulgou reclamações quanto à demora do Banco Central em readequar a taxa básica de juros, onde os cortes deveriam ter sido feitos há muito mais tempo e em uma intensidade maior.

Visão oficial
Analisando por outro ponto de vista, Guido Mantega, ministro da Fazenda relata que o atual PIB que estamos vendo é um "PIB velho" e que a economia está se recuperando. Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso, relata que "ficou triste" com esta queda: "Eu fiquei triste porque a gente vinha num crescimento tão extraordinário, de 5%, 6%, estava em uma situação tão boa, e aí veio uma crise”. O presidente declarou que o dado concreto é que o PIB decaiu mais do que o desejado, mas decaiu menos do que o que foi pronunciado nos últimos três meses. “Todo mundo dizia que ia ser uma catástrofe e não foi”, afirmou nosso representante, mostrando que o que é ruim poderia ser pior...

Nenhum comentário:

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.