sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Economia Para Todos - 17set2010

Por aqui
No Brasil, A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE – divulga o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), índice que mede a variação de preços para o consumidor na cidade de São Paulo com base nos gastos de quem ganha de um a vinte salários mínimos, servindo de base para a análise da base inflacionária e de grupos de bens e serviços praticados que oneram as famílias.

Nos Estados Unidos
O Departamento do Trabalho divulgou o Índice de Preços ao Consumidor de agosto, apontando uma inflação de 0,3% no mês. Trata-se do mesmo percentual registrado no mês anterior, acalmando o mercado, pois ficou em linha com as expectativas para o período, indicando sertã “estabilidade” nos preços que, mesmo em leva alta, apontam para o controle dos meios de produção.

Mais EUA
A Universidade de Michigan apresentou a preliminar do Sentimento do Consumidor para o mês de setembro, que caiu para 66,6, do nível de 68,9 conferido em agosto. O dado ficou abaixo da estimativa dos analistas, que era de 70,0, e foi o menor desde agosto de 2009. O índice revela a confiança e expectativa do consumidor norteamericano em relação à economia, em modos gerais, base de análise muito aguardada pelos investidores das mais diversas bolsas de valores ao redor do mundo. O resultado esperado para a publicação é de retenção de ativos e de novos investimentos, provocando uma leve queda para as bolsas globais.

Bruxas e negócios...
O Quadruple Witching – vencimento simultâneo de contratos futuros e opções sobre índices e ações. O nome do dia é em referência aos quatro vencimentos (quadruple) e às bruxas (witch). Segundo os analistas é um dia volátil, especialmente nas últimas horas de negociação. Investidores que precisam encerrar posições podem movimentar o mercado a qualquer preço, levando as cotações a oscilarem erraticamente. Mesmo com as principais bolsas e índices futuros da Europa e Estados Unidos abrindo a sexta 17 com bons ganhos, o dia no mercado norte-americano traz risco adicional aos investidores. Quatro vezes por ano ocorre o Quadruple Witching, sempre nas terceiras sextas-feiras dos meses de março, junho, setembro e dezembro.

Implicações
Tais indicadores e fatos apontam para a volatilidade e instabilidade da bolsa nacional (BOVESPA), deixando o capital investido sem “endereço” certo. Porém a “confiança” depositada no mercado brasileiro no pós-crise admite certa retenção dos valores e aplicação doméstica e internacional. Ainda pelo lado otimista, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) registrou uma inflação de 1,12% em setembro, ante 0,46% em agosto, pela leitura do IGP-10. Mesmo que no comparativo temporal o índice mostre elasticidade, não soa negativo, pois o setor financeiro projetava uma variação de 1,16%, bem próxima da aferida.

Nenhum comentário:

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.