sábado, 2 de outubro de 2010

DEMOCRACIA???

Hoje, quando esperava na fila do banco, começou uma barulheira só. Eram duas pessoas discutindo. Chegara à fila uma militante, que descera de uma vã e tentava sacar dinheiro no caixa eletrônico quando um senhor começou a bradar: “vou pedir pro Miranda vir me apanhar de jatinho”.
A postura daquele senhor claramente atacava a manifestação pessoal e silenciosa daquela militante que, deixando de lado o interesse pelo saque naquele banco, se afastou do manifestante exaltado pedindo, em baixo e moderado tom, respeito pela opção e postura que tomara.
Enquanto a senhora se afastava, mais alto bradava aquele senhor. “Saca o dinheiro e entra na KOMBI que eu vou de jatinho, o Miranda já vem me buscar!”. Ecoando a estupidez daquele diálogo nas paredes frias do banco as pessoas, espantadas, começavam a rir, desprezando a seriedade do que ocorria.
Senti-me impelido a reagir, mas meus ânimos foram contidos. Mas aquele senhor continuava exaltado e fala a maior estupidez do dia: “DEMOCRACIA É ISSO MESMO”. Coitado! Ainda pensei, na saída, lhe falar o sentido real de democracia, mas ele estava pendente a uma interpretação descabida e apaixonada. Não veria a mais pura verdade diante de si.
Que as manifestações sejam sábias no dia da votação. Façamos nossas escolhas e respeitemos as escolhas dos outros. Façamos mais que nossa parte. Se alguém extrapolar as medidas, como aquele senhor do banco, seja paciente e evito conflitos. Será melhor pra todos. Mais vale agente fazer o certo e a nossa parte, deixando de lado toda a provocação. Muitas vezes tentamos lutar uma luta que nem nossa é.
Podendo se manifestar, dentro dos limites legais, votar e esperar pelos resultados, nesse momento, é respeito pela DEMOCRACIA. Isso é DEMOCRACIA!

Um comentário:

RODOLFO JUAREZ disse...

É meu filho. Tem gente que está indignada e não sabe o que fazer.
Mas tem gente que está gostando da situação desarrumada onde pode destilar o veneno que tem e que não sabe onde fazer isso.
Esse é um momento de muita cautela e de muito cuidado!
Às vezes é bom anotar apenas para a nossa própria história.

Teu pai,
Rodolfo Juarez

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.