sexta-feira, 28 de junho de 2013

"novidades" das reivindicações das manifestações - Novo Brasil

PLEBISCITO OU REFERENDO?
Plebiscito - antes da ação do Congresso, é caro demais, com custos estimados em R$ 500 milhões, de acordo com cálculos da Justiça Eleitoral Referendo – após as propostas de alteração do sistema político, com manifestação objetiva da população. Para a validação das novas regras já para a próxima eleição em 2014, seja após plebiscito, seja após referendo, as medidas devem estar claras até o início de outubro deste ano. Difícil!

OPOSICIONISTAS
Para os oposicionistas da presidente Dilma, a pauta dos encontros sugeridos para esta semana não pode se restringir à questão da consulta popular para balizar da reforma política, mas conter as demais exigências oriundas dos manifestos, tais como saúde, combate à corrupção atual, estruturação prática do sistema de transporte urbano, resta-nos torcer para não cair naquele “estica-e-puxa” entre base aliada e oposição dentro do legislativo (causa do atraso para tomada das medidas pretendidas hoje pelas ruas).    

ALIADO?
Senador Ciro Nogueira (PP/PI) defendeu consulta popular após reforma política pelo congresso, ou seja, um referendo (como sobre a questão do desarmamento). Tal defesa vai de encontro com o que deseja a base governista, com uma consulta popular antes da reforma, que balizaria as propostas do congresso (plebiscito0

CRIMES HEDIONDOS
Repulsa Social, que cria comoção e ojeriza social. Para criminalistas, a questão da classificação da corrupção como “crime hediondo” satisfaz as principais características (mais graves, mais revoltantes, que causam maior aversão à coletividade), que pode dar uma resposta adequada ao crescente comportamento criminoso dentre os funcionários públicos (com ou sem mandatos). Penas mais severas, inafiançável e com exigências maiores para progressão de pena.

SUPREMO
Ministro Joaquim Barbosa critica resultados "pífios" da justiça no julgamento de processos contra corrupção, Lamenta a morosidade e diz que o CNJ deve acompanhar e exigir agilidade nos casos de corrupção. Cuidado com a pressa para punir. Saciar a sede do povo pode transgredir direitos conquistados a muito sangue e suor.

DESAPARECIDO?

Natan Donadon, Deputado Federal com mandado de prisão em aberto foi expulso do partido (PMDB/RO). A Câmara dos Deputados também está no encalço do deputado, pois pretende notificá-lo da abertura de processo da cassação de seu mandato, Donadon foi condenado em 2010 a 13 anos, 4 meses e 10 dias pelos crimes de peculato e formação de quadrilha, aguardava em liberdade os julgmentos de seus recursos. Parece ser emblemática a primeira prisão de um corrupto depois das manifestações.

Nenhum comentário:

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.