sexta-feira, 26 de setembro de 2008

CONTINUA A EXPANSÃO DO CRÉDITO

A contínua e progressiva expansão de linhas de crédito influencia diretamente o impulso da indústria nacional e um relativo cômodo num posto de segurança par os investimentos estrangeiros. Tal fenômeno possibilitou os maiores lucros de instituições financeiras no ano passado, dando aos bancos lugares de eminência no hall de empresas com maior volume de lucro, antes só ocupados por empresas da extração mineral e petrolífera.

O problema é apostar e construir uma política desenvolvimentista embasada nesse crédito. Num determinado ponto ocorrerá o ponto de saturação dos tomadores de empréstimos, nesse momento, como conseqüência, haverá retração relativa da economia, pela retração da demanda. Por não ser um fenômeno circular infinito, a preparação para políticas de desenvolvimento sustentável se faz imprescindível.

No Amapá não é diferente. A multiplicação de financiadoras é evidente, trazendo consigo o endividamento progressivo das famílias e pequenas empresas. Aqui, a economia do contracheque atrai os empréstimos com consignação em folha, que representam grande fatia dos resultados dos bancos, somados aos financiamentos de automóveis e cartões de crédito, sem deixar de lado o cheque especial.

Um comentário:

Unknown disse...

É verdade. há crédito em toda parte. o que acontece quando a capacidade de endividamento de todos acaba?

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.