quarta-feira, 24 de março de 2010

Instrumentos participativos? Onde?

O texto abaixo foi postado por mim em fórum de participação do Curso Democracia Participativa, promovido pela SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), Ministério da Justiça, comentando parte do segundo módulo do curso.



Cobrar a participação dos cidadãos na formulação de Políiticas Públicas, seja pra Seg. Pública, ou quaisquer outros fins, é poder contar com instrumentos que viabilizem tal participação. Caso contrário, não podemos por na organização social atual a culpa pela falência da democracia e dos serviços públicos de qualidade.


Percebo que, no meu Estado (Amapá), as coisas se invertem de papel. Aqueles delegados comunitários que deveriam representar o povo, os interesses de sua comunidade nas conferências municipais, estaduais ou nacionais, acabam por reproduzir as principais ansiedades dos grupos políticopartidários, ou seja, de oligarquias que dividem o poder como se dele fossem domos (proprietários).


A desarticulação popular deixa nas mãos dos maquiavélicos organizados as principais demandas e realizações. Daí a "apatia" democrática, planejada e executada por "mentes brilhantes" que sentam nas cadeiras ministeriais e decidem por todos!


INSTRUMENTOS LEGÍTIMOS JÁ! Somos carentes disso e os principais responsáveis pelo surgimento de movimentos comunitários (em nossa própria comunidade - óbvio) com representatividade popular.


FAÇAMOS NOSSA POLÍTICA!!!

Nenhum comentário:

COMENTE

Para um Brasil melhor, comente, contribua ou critique as postagens.