sábado, 25 de julho de 2015

Ainda Geni (e o Zepelim)!!!

Décadas depois se seu lançamento, em 1978, a música Geni e o Zepelim, de Chico Buarque, ainda se faz atual, como as grande obras expressivas de uma época, que carrega consigo o completo sentido a que se remete.

A dor e a super realidade invadem a música e a letra, representando carga emotiva que extravasam seu conteúdo e derramam no perfil social que construiu e continua construindo nossa dinâmica.

Pode-se dizer que ainda somos Geni, tal qual representada por Chico e ainda mal/mau interpretada por muitos, reduzindo-a a poesia e à figura feminina borrada... é lógico que suas interpretações são livres, mas o conteúdo é cheio de sentidos!



GENI E O ZEPELIM
(CHICO BUARQUE)

A LETRA DA MÚSICA

De tudo que é nego torto
Do mangue e do cais do porto
Ela já foi namorada
O seu corpo é dos errantes
Dos cegos, dos retirantes
É de quem não tem mais nada
Dá-se assim desde menina
Na garagem, na cantina
Atrás do tanque, no mato
É a rainha dos detentos
Das loucas, dos lazarentos
Dos moleques do internato
E também vai amiúde
Com os velhinhos sem saúde
E as viúvas sem porvir
Ela é um poço de bondade
E é por isso que a cidade
Vive sempre a repetir
Joga pedra na Geni
Joga pedra na Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni

Um dia surgiu, brilhante
Entre as nuvens, flutuante
Um enorme zepelim
Pairou sobre os edifícios
Abriu dois mil orifícios
Com dois mil canhões assim
A cidade apavorada
Se quedou paralisada
Pronta pra virar geléia
Mas do zepelim gigante
Desceu o seu comandante
Dizendo – Mudei de idéia
– Quando vi nesta cidade
– Tanto horror e iniqüidade
– Resolvi tudo explodir
– Mas posso evitar o drama
– Se aquela formosa dama
– Esta noite me servir

Essa dama era Geni
Mas não pode ser Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni

Mas de fato, logo ela
Tão coitada e tão singela
Cativara o forasteiro
O guerreiro tão vistoso
Tão temido e poderoso
Era dela, prisioneiro
Acontece que a donzela
– e isso era segredo dela
Também tinha seus caprichos
E a deitar com homem tão nobre
Tão cheirando a brilho e a cobre
Preferia amar com os bichos
Ao ouvir tal heresia
A cidade em romaria
Foi beijar a sua mão
O prefeito de joelhos
O bispo de olhos vermelhos
E o banqueiro com um milhão
Vai com ele, vai Geni
Vai com ele, vai Geni
Você pode nos salvar
Você vai nos redimir
Você dá pra qualquer um
Bendita Geni

Foram tantos os pedidos
Tão sinceros, tão sentidos
Que ela dominou seu asco
Nessa noite lancinante
Entregou-se a tal amante
Como quem dá-se ao carrasco
Ele fez tanta sujeira
Lambuzou-se a noite inteira
Até ficar saciado
E nem bem amanhecia
Partiu numa nuvem fria
Com seu zepelim prateado
Num suspiro aliviado
Ela se virou de lado
E tentou até sorrir
Mas logo raiou o dia
E a cidade em cantoria
Não deixou ela dormir
Joga pedra na Geni
Joga bosta na Geni
Ela é feita pra apanhar
Ela é boa de cuspir
Ela dá pra qualquer um
Maldita Geni


UMA INTERPRETAÇÃO
(por Marcelo Sanches Barce)

Eu vejo da seguinte maneira:
A música metaforicamente conta 3 momentos do Brasil em ordem cronológica.
A “Geni” representa o governo e o “Zepelim” representa o golpe militar.

NA PRIMEIRA PARTE (antes da chegada do “Zepelim”):

“Ela é um poço de bondade
E é por isso que a cidade
Vive sempre a repetir
Joga pedra na Geni”

A “Geni” é o governo João Goulart que estava promovendo a reforma agrária e políticas sociais para tirar o povo da pobreza, principalmente das áreas mais negligenciadas do interior e norte do país.
O “povo da cidade” – das áreas ricas do país, principalmente São Paulo – acusava este governo de ser “esquerdista, comunista” e “jogava pedras” nele e no povo das áreas menos desenvolvidas, mais pobres, como os caipiras, os nordestinos, nortistas.
A Marcha da Família foi um exemplo prático dessa oposição do “povo da cidade” ao governo Jango e um possível Brasil “comunista”.
Este ódio foi incentivado pelos EUA, que queriam ter certeza de que a América Latina não tinha tendências comunistas/socialistas e pretendia ajudar na implantação de um governo de direita.

NA SEGUNDA PARTE:
Vem o “zepelim”, que é o golpe militar em si, expulsando os opositores, destruindo os projetos do Jango e tomando posse da Geni (do governo).
E aí, o “povo da cidade”, se surpreende e fica apreensivo com o momento do golpe:

“A cidade apavorada
Se quedou paralisada
Pronta pra virar geléia
Mas do zepelim gigante
Desceu o seu comandante
Dizendo – Mudei de idéia”

O governo fez reformas econômicas, no que ficou conhecido como “milagre econômico”, e através das propagandas, tentava mostrar que o país ia melhorar, que era um país promissor e poderoso… vistoso.

A música narra perfeitamente isso neste trecho:
“A cidade em romaria
Foi beijar a sua mão
O prefeito de joelhos
O bispo de olhos vermelhos
E o banqueiro com um milhão”

Um exemplo prático é o slogan do governo da época, “Brasil, ame-o ou deixe-o” e a música “Pra Frente, Brasil”, era um governo orgulhoso e se dizia que o Brasil era o “país do futuro’.

NA TERCEIRA PARTE:
Chico prevê como seria o fim da ditadura, a despedida do “Zepelim”, que depois de se saciar e fazer muita sujeira, iria embora num dia de nuvens frias, um momento conturbado:

“Ele fez tanta sujeira
Lambuzou-se a noite inteira
Até ficar saciado
E nem bem amanhecia
Partiu numa nuvem fria”

A música é cíclica, espero que tenham entendido e gostado da minha interpretação.

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